Comedouros para aves

Comedouros para aves


Providenciar comida para as aves no jardim é uma actividade muito reconfortante, pois para além de ajudar as espécies fará com que elas se mostrem e o deixem entrar no seu fascinante mundo. 

Quer recorra a comedouros ou a construir um jardim que proporcione comida para as várias espécies, é uma óptima forma de sensibilizar as crianças para a conservação da Natureza.



A comida disponível em comedouros, ainda que seja uma importante fonte calórica para as aves, não é obviamente completa. Como complemento pode preparar o seu jardim com variedade de plantas e habitats, disponibilizando assim novas fontes de proteínas e minerais importantes para as aves.


Se disponibilizar comedouros e habitats vai garantir que tem uma grande variedade de espécies no seu jardim durante todo o ano.


Um aspecto muito importante é disponibilizar comida com responsabilidade. Manter uma boa regularidade na colocação de comida nos comedouros, especialmente no Inverno, vai garantir que as aves habituadas a visitar diariamente o seu jardim, não se vejam de um momento para o outro privadas de comida, e que continuem as suas visitas regulares. Não se esqueça de limpar os comedouros com regularidade, a fim de evitar a transmissão de doenças entre aves.



As aves levarão algum tempo a habituar-se à alimentação nos comedouros, pois elas são naturalmente cautelosas e tendem a avaliar muito bem a perigosidade dos comedouros. Elas precisam de se assegurar que não são armadilhas ou que podem ser uma forma de exposição aos predadores. 

Depois de algum tempo as aves habituam-se e começam a visitar regularmente os comedouros. Verá com o passar do tempo cada vez mais espécies diferentes a perderem a sua timidez.
Mantenha presente que se pode tratar de um processo moroso, de até meses!, mas que com alguma persistência irá ser recompensado.

Tipos de comedouros


Mesa para aves


Uma mesa para aves é normalmente colocada no topo de um poste é, regra geral,  uma plataforma em madeira, onde são colocadas as sementes à disposição das aves. Estas estruturas podem ter uma cobertura de forma a proteger as sementes da chuva. Estas mesas são visitadas por uma grande variedade de espécies.

Tabuleiro de solo


O tabuleiro e solo é muito semelhante à mesa para aves, mas normalmente não possui cobertura e é colocado ao nível do solo. Este tipo de comedouro é indicado para espécies que preferem alimentar-se no solo, como as rolas e os melros.



Comedouro vertical de sementes

Estes comedouros são colocados  pendurados em árvore ou num poste e são "dispensadores" de sementes, permitem que as sementes se conservem limpas e secas e são as aves que as vão retirando aos poucos. São especialmente visitados por chapins e verdilhões.




Comedouro vertical de sementes de nijer

Este tipo de comedouro é similar a um vertical de sementes mas adequados às diminutas sementes de nijer, muito apreciadas por pintassilgos e lugres. Estes comedouros têm aberturas muito pequenas onde as aves tiram as sementes.


Comedouros para bolos de gordura

São feitos de rede larga e servem para acondicionar as bolas ou bolos de gordura. Devem ser colocados pendurados numa árvore ou poste e são frequentemente visitados por chapins, piscos e toutinegras.


Comedouros para amendoíns

São comedouros feitos de malha de rede e permitem às aves retirarem pequenos pedaços de amendoins. Os amendoins nunca devem ser colocados inteiros noutro tipo de comedouro, pois as aves juvenis podem sufocar ao engolir um amendoim inteiro.










Comida para aves



Misturas para Aves



Existe uma grande variedade de misturas para aves, poderá coloca-las em comedouros suspensos,  em mesas para aves ou mesmo no chão. Dependendo das espécies que quer atrair assim deverá escolher que tipo de comedouro e que sementes utilizar.


As melhores misturas contêm, regra geral, milho partido, sementes de girassol e pedaços de amendoim. Sementes mais pequenas como o milho-paínço atraem espécies como os pardais, tentilhões e Rolas. Chapins e Verdilhões apreciam mais sementes de girassol.

Alguns alimentos mais gordos, como bolos de gordura e sementes para aves são mais apropriados para o Inverno. Aveia, trigo e millho inteiro são incluídos em muitas misturas para aves, mas são mais apropriados para espécies maiores como Rolas e Pombos-trocaz.


Sementes de Girassol

As sementes de Girassol são um excelente alimento para todo o ano. Muitas espécies apreciam estas sementes nutritivas. 


Sementes de Nijer

São pequenas e pretas mas com uma grande concentração de gordura. São muito apreciadas pelos Pintassilgos e Lugres. Requerem um comedouro específico para as colocar. 

Amendoins

Este é um tipo de alimento muito popular e altamente energético. É apreciado por Chapins, Verdilhões, Pardais, Pica-paus e Lugres. Não devem ser utilizados amendoins salgados ou torrados. Os amendoins podem ter concentrações de uma toxina natural, a aflotoxina, que pode causar a morte das aves, assim deverá comprar os seus amendoins num local de confiança. 

Bolos para Aves

Os bolos para aves são óptimos como recurso energético para o Inverno. Se as adquirir em sacos de rede de nylon, retire-as dos sacos, pois estes podem ser prejudiciais para as aves, elas podem emaranhar-se na rede e magoar-se. Poderá comprar ou fazer os seus próprios bolos para aves.

Alimento vivo e outras comidas para insectívoros

Os tenébrios são muito apreciados por Piscos, Rabirruivos, Chapins, Toutinegras e Alvéolas. Poderá fornecer tenébrios durante todo o ano, podendo nas alturas de migração atrair algumas espécies diferentes de insectívoros ao seu jardim. Poderá criar tenébrios em sua casa, mas não é uma tarefa assim tão simples ter uma criação de tenébrios duradoura. 

Nunca dê tenébrios em mau estado de conservação, pois podem causar intoxicações às aves como as causadas pela Salmonela.

 Margarinas e Óleos Vegetais

Este tipo de gorduras não são apropriadas para as aves. Ao contrário dos humanos, as aves precisam de grandes níveis de gorduras saturadas como banha de vaca. As aves precisam do alto valor energético para se manterem quentes no Inverno. As gorduras mais macias podem facilmente espalhar-se pelas penas e destruir a sua capacidade de isolamento.

Leite

Nunca de leite a uma ave. O sistema digestivo de uma ave não esta preparado para digerir leite e pode resultar em graves problemas a nível digestivo e mesmo a morte. Contudo as aves conseguem digerir derivados fermentados, como queijo. 

Arroz e cereais

Arroz cozido (sem sal) e prontamente aceite por muitas espécies durante os meses de Inverno. Arroz cru e comido por pombos e rolas mas muito menos propenso a atrair outras espécies.

Flocos de aveia nunca deverão ser dados as aves se forem cozinhados, pois podem tornar-se pegajosos e colar no bico da ave. Se forem sem ser cozinhados, são apreciados por muitas espécies.

Qualquer mistura de cereais de pequeno almoço pode ser oferecida as aves, mas convém colocar apenas pequenas quantidades e sempre secos, pois rapidamente ficam húmidos e bolorentos quando expostos ao ar.

Restos de comida bolorenta 

Muitos dos bolores são inofensivos mas outro podem causar graves problemas respiratórios  assim e melhor evitar comida estragada em todos dos casos.
Se a comida nos seus comedouros fica húmida e bolorenta, provavelmente estará a colocar demasiada comida para um dia. Remova sempre restos de comida mais antiga e limpe assiduamente os comedouros para evitar a propagação de doenças.


Escolha o tipo de comida em funcao do que quer atrair para o seu jardim

Devera escolher o tipo de comida de acordo com o tipo de comedouro que possui, pois alguns tipos de comida requerem comedouros especifico, como os bolos para aves ou os amendoins. Outro factor a ter em conta e escolher o tipo de comida mais apreciado pelas espécies que pretende atrair, lembre-se que as aves tem também o seu próprio gosto e escolherão a melhor mistura de sementes em detrimento de outras menos completas.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...